quarta-feira, 28 de maio de 2014

Jornalistas fazem ato na Câmara em defesa da PEC do Diploma




A FENAJ e Sindicatos de Jornalistas realizam nesta quarta-feira (28) atividades na Câmara dos Deputados em defesa da rápida tramitação e aprovação da PEC do Diploma. Haverá um ato, a partir das 14h, no Salão Verde da Câmara, além de contatos com parlamentares e audiência com o presidente da Casa. Para o prosseguimento da tramitação da PEC 206/2012 é necessária a análise da matéria por uma Comissão Especial, para posterior votação em 2 turnos no plenário.

Já aprovada em dois turnos no Senado, a PEC 33/09 tramita na Câmara dos Deputados, agora com o número 206/2012, tendo sua admissibilidade aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania em novembro de 2013. Para que sua tramitação prossiga é necessário que a Mesa Diretora instale uma Comissão Especial, composta com 15 membros titulares e 15 suplentes, para análise de seu mérito.

O ato das 14 h contará com a participação de dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do RS, SC, ES, CE, AL, MG, GO, MRJ, SE, AM, DF, SP, PB, AP, PR e Londrina. Senadores e deputados apoiadores da PEC estão convidados a comparecer. Logo após, serão visitados os parlamentares sugeridos pela FENAJ para comporem a Comissão Especial. Já às 16h30, haverá audiência com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), na qual os representantes dos jornalistas pedirão a instalação da Comissão e o andamento rápido da PEC para aprovação no plenário.

No dia 29, a partir das 9h, haverá reunião extraordinária do Conselho de Representantes da FENAJ. Dirigentes de 16 Sindicatos da categoria confirmaram presença.

Sebrae realiza Mostra de Soluções Tecnológicas em São Bento

Primeira edição do evento integra ações do projeto Atendimento Territorial da baixada ocidental maranhense
 

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, o município de São Bento recebe a 1ª Mostra de Soluções Tecnológicas da Agricultura da Baixada Maranhense, numa realização do Sebrae Maranhão, através de sua unidade regional em Pinheiro, buscando promover oficinas, capacitações e palestras com foco na ovinocaprinocultura, piscicultura, meliponicultura, hortifruticultura e produção de aguardente de mel – atividades econômicas que já são desenvolvidas na região e recebem o apoio do Sebrae.

De acordo com o gestor do projeto Sebrae no Território da Cidadania da Baixada Ocidental, David Felipe – responsável pela ação – as atividades vão expor as soluções tecnológicas que já são repassadas aos pequenos produtores da região através de cursos promovidos pelo projeto. “Estamos aguardando cerca de 300 técnicos e produtores para os dois dias de nossa programação”, pondera.

Ele conta que além de produtores rurais e técnicos agrícolas, são esperados também estudantes, agentes de desenvolvimento dos municípios próximos, representantes das secretarias de Agricultura e de Educação, representantes de Sindicatos Rurais e das Associações de Pequenos Produtores. Toda a programação será gratuita, acontecendo nas dependências da Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Informações e inscrições na unidade regional do Sebrae em Pinheiro, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 770 – Centro. Telefone: (98) 3381 2711.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sebrae realiza Mega Bazar em Santa Helena


Ação quer fortalecer a atuação do comércio varejista na região; empresários de municípios próximos também participarão

Os empreendedores e empresários do Comércio Varejista da cidade de Santa Helena – e municípios próximos – participam da primeira edição do Mega Bazar, uma ação de vendas conjunta que vai reunir os mais variados segmentos do comércio atuante no município, dentre eles estão: óticas, confecções, serviços de refrigeração, polpas de frutas, lanchonetes, decoração e outros.

A atividade acontece no período de 5 a 7 de junho e é uma iniciativa do Sebrae, através de sua unidade regional em Pinheiro, em parceria com a Associação Comercial de Santa Helena. Diversas empresas locais e também das cidades de Mirinzal e de Pinheiro já aderiram ao projeto, que contará com 25 estandes que serão montados na área do Salão Paroquial da Igreja Católica de Santa Helena.

Além da exposição e das vendas, a programação inclui desfiles de moda, apresentações culturais, sorteios de brindes e grande carreata das lojas participantes na abertura do evento. A ação recebe apoio da Prefeitura Municipal de Santa Helena, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, disponibilizando a infraestrutura necessária para o evento.

De acordo com Thiago Abreu, analista do Sebrae responsável pelo projeto  Desenvolvimento do Comércio e Serviços da Baixada Maranhense, a estimativa é de cerca de 1.500 pessoas movimentem o Bazar durante os três dias de atividades.

 

Vanda Pereira

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Produtores de frutas são capacitados pelo Sebrae em Turiaçu

O beneficiamento de polpa de frutas é uma das alternativas para agregar valor econômico à atividade dos produtores

 
Vinte produtores de abacaxi e outras frutas que atuam na cidade de Turiaçu foram capacitados pelo Sebrae Maranhão, através de sua unidade regional em Pinheiro, no curso de Beneficiamento de Polpas de Frutas, que aconteceu na última semana – no período de 5 a 9 de maio.
A capacitação integra o projeto Sebrae no Território da Cidadania da Baixada Ocidental e repassou, aos participantes, a teoria do processamento de frutos e a prática e o manuseio dos equipamentos disponíveis na Unidade de Extração de Polpa de Frutas de Turiaçu – equipamento recém-instalado no município e que servirá de suporte para a produção local, ficando sob a administração da Cooppfrutt, a Cooperativa de Produtoras e Produtores de Abacaxi e Outras Frutas de Turiaçu.
A gerente do Sebrae em pinheiro, Rosa Amélia Borges, conversa com produtores durante capacitação.

Produtores durante curso de beneficiamento de polpa de frutas.
 
O instrutor José Rogério Sales apresentou também novas técnicas para beneficiamento da polpa de manga, goiaba e cajá; higiene da agroindústria; higiene pessoal; todo o processo de produção da polpa até o armazenamento.
 
O produtor Abdon da Silva, que trabalha com abacaxi há 20 anos, conta que nunca havia participado de uma capacitação e se declarou satisfeito com o curso. “Tenho 65 hectares de plantação e agora, além de vender o fruto, vou poder extrair a polpa e ampliar o ganho de minha família”, avaliou o produtor.
 
A unidade de extração de polpa está pronta para atender aos produtores de abacaxi durante o período de safra (que vai de agosto a dezembro) e na entressafra, está preparada para trabalhar com outras frutas regionais como, bacuri, murici, manga e cupuaçu.
 
Desde o início deste ano, técnicos da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, tem visitado as pequenas indústrias da Baixada Maranhense, de acordo com Rosa Amélia Borges, gerente da unidade. “Estamos diagnosticando a atual produção regional, no intuito de incrementar a cadeia produtiva da agroindústria na busca por fortalecer este segmento da economia da região”, informou.
O trabalho está sendo realizado juntamente com as cooperativas, órgãos governamentais, prefeituras municipais e entidades representativas do setor, além dos pequenos produtores que já desenvolvem a atividade e necessitam dinamizar os seus empreendimentos.
 
Na avaliação de Osvaldo Luiz Costa, produtor sócio da Cooppfrutt, a grande dificuldade para a cooperativa, tem sido a conscientização dos produtores em compreender a importância da participação conjunta nas realizações da cooperativa e dos parceiros. Diante dessa demanda, o Sebrae já está realizando programação coletiva para os produtores, incluindo consultorias, capacitações, instrutorias, oficinas e a divulgação dos resultados de trabalhos realizados.
 
Vanda Pereira

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cooperativismo de Crédito é discutido em diversas cidades da Baixada

   Iniciativa que recebe apoio do Sebrae é considerada um divisor de águas para a economia local de qualquer região

Representantes das associações comerciais das cidades de Pinheiro, Santa Helena, Turiaçu, São Bento e São Vicente Ferrer – na Baixada Maranhense – em conjunto com o Sebrae, desenvolvem ação itinerante onde promovem uma série de palestras e debates, levando ao conhecimento da classe empresarial, as vantagens da implantação de uma cooperativa de crédito para empresas que atuam na região.
 
Acompanham as atividades, a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o gestor do Projeto de Desenvolvimento, Comércio e Serviços na Baixada, Tiago Abreu;  os empresários Izaval Diniz e Lauro Cordeiro, representando a Associação Comercial de Pinheiro (ACIP); dentre outros empresários representando cada município envolvido na ação.
As palestras, ministradas pelo consultor do Sebrae Wanderson Vasconcelos, intitulada “Cooperativa de Crédito”, esclarece como funciona uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para oferecer – a pessoas física e jurídicas – produtos e serviços bancários sem burocracia e com taxas de juros e tarifas inferiores às praticadas pela rede bancária. Pinheiro, Santa Helena, Turiaçu, São Bento e São Vicente Ferrer já receberam a ação.
Vasconcelos destaca que, para o empresário se associar à cooperativa é necessário entrar com uma parcela de recursos, denominada “Quota Parte”, que é exatamente a parcela de recursos que o empresário investe para participar da cooperativa, e formar a sua capital social. “A soma de sua cota com a de todos os demais associados, forma o capital social da cooperativa”, explica o consultor.
Todos os empresários participaram de um amplo debate, tirando dúvidas com o consultor, que ressalta que a criação de uma cooperativa em uma cidade ou região é um divisor de águas para a economia local. Motivados pelas explanações do palestrante, alguns empresários locais já se mobilizam, junto a outros empreendedores, para participar dos próximos encontros que estão marcados em municípios diversos da Baixada.

Uma vasta agenda está sendo cumprida pelo SEBRAE e ACIP, com o objetivo de colher resultados positivos a médio prazo e que venham fortalecer a economia regional através da implantação de uma cooperativa de crédito na região.


Vanda Pereira

Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Pinheiro - Ma

Contatos: (98) 8118 0106

Sebrae - Pinheiro-Ma- (98) 3381- 2711

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Produtores de farinha de mandioca são capacitados na Baixada Maranhense

Capacitação em boas práticas na produção da farinha é uma iniciativa do Sebrae, através do projeto Território da Cidadania da Baixada Ocidental


Um grupo de 18 produtores rurais dos povoados Bacuri e Mundico – distantes comunidades rurais integrantes do município de Santa Helena, na Baixada Maranhense – receberam, pela primeira vez, a capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, para implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado, numa promoção do Sebrae Maranhão. O curso de boas práticas na produção da farinha de mandioca teve início na segunda-feira (5), seguindo até sexta, dia 9.
O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca, é fruto de uma parceria entre a unidade regional do Sebrae em Pinheiro e a Prefeitura Municipal de Santa Helena. A ação é resultado das articulações do Agentes de Desenvolvimento Local que atuam no município e que foram capacitados pelo Sebrae. 


A gerente do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, junto ao prefeito João Jorge Lobato e ao consultor Nelson Aguiar, durante abertura dos trabalhos.
Na abertura dos trabalhos, o prefeito João Jorge Lobato falou aos produtores sobre a importância da capacitação e dos novos conhecimentos trazidos para a região pelo Sebrae. “Todos que atuam nesta produção local devem se capacitar e procurar melhorar a produção da farinha da região. Agradeço à iniciativa do Sebrae pela parceria e a contribuição que tem dado ao município, através da realização de ações que tem contribuído na melhoria da realidade econômica de Santa Helena”, assinalou  o gestor.

O consultor do Sebrae Nelson Aguiar, que está ministrando a capacitação, vai ensinar as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo ova, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto certo da massa, dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a sua renda familiar. Ele deve tratar ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.

O produtor José Aderaldo, morador da comunidade, acredita que o curso vai ajudar o grupo a produzir melhor. “Vai ser importante para mim, porque minha produção não tem a qualidade ideal. A partir do curso, espero não somente eu, mas toda a comunidade, a vender melhor nosso produto”, observou Aderaldo.

O Curso Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca encerra em Santa Helena na próxima sexta-feira, dia 9. Em Porto Rico, o mesmo curso acontecerá no período de 19 a 23 deste mês; e no município de Serrano, no período de 26 a 30 de maio.

Vanda Pereira

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sebrae participa do lançamento do projeto para produtores rurais em Olinda Nova do Maranhão

 
Formação do Comitê Gestor do setor agrícola de Olinda Nova do  Maranhão.
Em encontro realizado na última sexta-feira (25), em Nova Olinda do Maranhão, foi lançado o projeto “Semear – Cultivar para Colher”, numa promoção da Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae Maranhão. O projeto é destinado aos produtores agrícolas locais, buscando organizar a produção da agricultura de subsistência do município.

Participaram do evento o prefeito Edson Costa Junior; o representante da Câmara Municipal, vereador Marcos de Jesus; a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o gerente da Agência do Banco da Amazônia de Vitória do Mearim, Joel Guzman; o secretário municipal, Arienilson Costa; além de agricultores dos povoados São Francisco, Galiza, Gameleira, Loreto, Vila União e Itapecuru, somando cinquenta produtores selecionados para serem atendidos na primeira etapa do projeto.
O projeto quer estimular e organizar a produção de hortaliça; agricultura de subsistência; criação de galinha caipira e de postura; caprinocultura e piscicultura, incentivando e aumentando a produção de pescado no município, que são características da Baixada Ocidental Maranhense.
A iniciativa também está de olho em melhorar a produção e a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, através de ações como o levantamento da situação atual, dando ênfase aos problemas e dificuldades, proporcionando assistência técnica de acordo com a realidade encontrada e planejamento da produção, levantamento de pragas e doenças, custo de produção, controle de qualidade e comercialização dos produtos.
De acordo com o prefeito Costinha, a ideia é fortalecer a agricultura familiar no município. “Precisamos incentivar os produtores através de uma disponibilização orientada dos equipamentos agícolas que possuimos e de uma equipe técnica já estabelecida no município”, ressaltou.
Ele informou ainda que o município está firmando novas parcerias para garantir a capacitação dos produtores e o financiamento da produção. “Convocamos parceiros como o Sebrae e o Banco da Amozônia, que venham completar o atendimento aos produtores, viabilizando condições para que possam desenvolver seus trabalhos com segurança”, afirmou Costinha.
Rosa Amélia Borges, gerente do Sebrae, lembrou a atuação da instituição, na região, através do programa “Negócio Certo Rural”, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de apresentar uma proposta de cronograma de trabalho para o município.
O produtor João Batista Mendes, ativo há mais de 60 anos, o projeto traz boas informações aos produtores. “Estou confiante que vai ser uma grande ajuda para nós porque precisamos de equipamentos agrícolas e de orientação. Me criei na roça, meu trabalho é braçal e preciso ainda ajudar os meus filhos a estudarem e se capacitarem para o futuro“, afirmou.

Vanda Pereira