segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sebrae reúne o setor da agricultura em Mostra de Soluções Tecnológicas na Baixada

Evento integrou ações do projeto Atendimento Territorial da Baixada Ocidental Maranhense


Abertura do Evento
Mais de 400 produtores rurais, técnicos, estudantes e representantes do setor agrícola da Baixada Ocidental Maranhense estiveram reunidos, nos dias 6 e 7 de junho, na Fazenda Escola da UEMA, no município de São Bento, durante primeira edição da Mostra de Soluções Tecnológicas da Agricultura da Baixada Maranhense, numa realização do Sebrae, através de sua unidade regional em Pinheiro.
O encontro promoveu oficinas, capacitações e palestras com foco na ovinocaprinocultura, piscicultura, meliponicultura, hortifruticultura e produção de farinha de mandioca e de aguardente de mel – atividades econômicas que já são desenvolvidas na região e recebem o apoio do Sebrae, do projeto Atendimento Territorial da Baixada Ocidental Maranhense.

Presentes ao evento estiveram o representante da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Pedro Valadares; a coordenadora da Unidade Estadual Agronegócio, Paula Valdira; a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; representantes das unidades regionais do Sebrae em Santa Inês e em São Luís; além de representações dos parceiros: UEMA; prefeituras municipais de São Bento e Santa Helena; SENAR; regionais da AGERP em Pinheiro e Viana; CODEVASF; COAMEL; IFMA; Viva Cidadão; SAGRIMA; secretarias de Agricultura de São Bento e municípios vizinhos; Banco do Nordeste, associações de Agricultores e  Sindicatos Rurais da região.

Com a realização da mostra, o Sebrae buscou disseminar informações técnicas  sobre sustentabilidade, encadeamento produtivo e acesso a novos mercados para os produtores atendidos pelo projeto, a fim de despertar a busca por novos conhecimentos e a aplicabilidade no território onde estão inseridos.

O criador de ovinos e caprinos Antônio Edilson Coelho, participante do evento, achou importante a realização da mostra. “Tive a oportunidade de conhece e trocar experiências com produtores de outros município e tive contato com experiências de outras culturas da região”. 

De acordo com o gestor responsável pelo projeto, David Felipe Amorim, foram realizadas 20 atividades de capacitação, entre palestras e oficinas, onde os participantes puderam conhecer novas tecnologias e experimentar técnicas que já estão sendo implantadas pelo Sebrae na região. Ele avalia que a Mostra de Soluções Tecnológicas da Agricultura da Baixada Maranhense foi muito positiva para todo o setor regional. “Podemos apresentar as potencialidades da região, provando que a Baixada Maranhense, através da inclusão produtiva, tem a capacidade de se tornar mais rica economicamente”, avaliou David.

  Vanda Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário