quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sebrae participa do lançamento do projeto para produtores rurais em Olinda Nova do Maranhão

 
Formação do Comitê Gestor do setor agrícola de Olinda Nova do  Maranhão.
Em encontro realizado na última sexta-feira (25), em Nova Olinda do Maranhão, foi lançado o projeto “Semear – Cultivar para Colher”, numa promoção da Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae Maranhão. O projeto é destinado aos produtores agrícolas locais, buscando organizar a produção da agricultura de subsistência do município.

Participaram do evento o prefeito Edson Costa Junior; o representante da Câmara Municipal, vereador Marcos de Jesus; a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o gerente da Agência do Banco da Amazônia de Vitória do Mearim, Joel Guzman; o secretário municipal, Arienilson Costa; além de agricultores dos povoados São Francisco, Galiza, Gameleira, Loreto, Vila União e Itapecuru, somando cinquenta produtores selecionados para serem atendidos na primeira etapa do projeto.
O projeto quer estimular e organizar a produção de hortaliça; agricultura de subsistência; criação de galinha caipira e de postura; caprinocultura e piscicultura, incentivando e aumentando a produção de pescado no município, que são características da Baixada Ocidental Maranhense.
A iniciativa também está de olho em melhorar a produção e a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, através de ações como o levantamento da situação atual, dando ênfase aos problemas e dificuldades, proporcionando assistência técnica de acordo com a realidade encontrada e planejamento da produção, levantamento de pragas e doenças, custo de produção, controle de qualidade e comercialização dos produtos.
De acordo com o prefeito Costinha, a ideia é fortalecer a agricultura familiar no município. “Precisamos incentivar os produtores através de uma disponibilização orientada dos equipamentos agícolas que possuimos e de uma equipe técnica já estabelecida no município”, ressaltou.
Ele informou ainda que o município está firmando novas parcerias para garantir a capacitação dos produtores e o financiamento da produção. “Convocamos parceiros como o Sebrae e o Banco da Amozônia, que venham completar o atendimento aos produtores, viabilizando condições para que possam desenvolver seus trabalhos com segurança”, afirmou Costinha.
Rosa Amélia Borges, gerente do Sebrae, lembrou a atuação da instituição, na região, através do programa “Negócio Certo Rural”, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de apresentar uma proposta de cronograma de trabalho para o município.
O produtor João Batista Mendes, ativo há mais de 60 anos, o projeto traz boas informações aos produtores. “Estou confiante que vai ser uma grande ajuda para nós porque precisamos de equipamentos agrícolas e de orientação. Me criei na roça, meu trabalho é braçal e preciso ainda ajudar os meus filhos a estudarem e se capacitarem para o futuro“, afirmou.

Vanda Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário