quarta-feira, 14 de maio de 2014

Produtores de frutas são capacitados pelo Sebrae em Turiaçu

O beneficiamento de polpa de frutas é uma das alternativas para agregar valor econômico à atividade dos produtores

 
Vinte produtores de abacaxi e outras frutas que atuam na cidade de Turiaçu foram capacitados pelo Sebrae Maranhão, através de sua unidade regional em Pinheiro, no curso de Beneficiamento de Polpas de Frutas, que aconteceu na última semana – no período de 5 a 9 de maio.
A capacitação integra o projeto Sebrae no Território da Cidadania da Baixada Ocidental e repassou, aos participantes, a teoria do processamento de frutos e a prática e o manuseio dos equipamentos disponíveis na Unidade de Extração de Polpa de Frutas de Turiaçu – equipamento recém-instalado no município e que servirá de suporte para a produção local, ficando sob a administração da Cooppfrutt, a Cooperativa de Produtoras e Produtores de Abacaxi e Outras Frutas de Turiaçu.
A gerente do Sebrae em pinheiro, Rosa Amélia Borges, conversa com produtores durante capacitação.

Produtores durante curso de beneficiamento de polpa de frutas.
 
O instrutor José Rogério Sales apresentou também novas técnicas para beneficiamento da polpa de manga, goiaba e cajá; higiene da agroindústria; higiene pessoal; todo o processo de produção da polpa até o armazenamento.
 
O produtor Abdon da Silva, que trabalha com abacaxi há 20 anos, conta que nunca havia participado de uma capacitação e se declarou satisfeito com o curso. “Tenho 65 hectares de plantação e agora, além de vender o fruto, vou poder extrair a polpa e ampliar o ganho de minha família”, avaliou o produtor.
 
A unidade de extração de polpa está pronta para atender aos produtores de abacaxi durante o período de safra (que vai de agosto a dezembro) e na entressafra, está preparada para trabalhar com outras frutas regionais como, bacuri, murici, manga e cupuaçu.
 
Desde o início deste ano, técnicos da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, tem visitado as pequenas indústrias da Baixada Maranhense, de acordo com Rosa Amélia Borges, gerente da unidade. “Estamos diagnosticando a atual produção regional, no intuito de incrementar a cadeia produtiva da agroindústria na busca por fortalecer este segmento da economia da região”, informou.
O trabalho está sendo realizado juntamente com as cooperativas, órgãos governamentais, prefeituras municipais e entidades representativas do setor, além dos pequenos produtores que já desenvolvem a atividade e necessitam dinamizar os seus empreendimentos.
 
Na avaliação de Osvaldo Luiz Costa, produtor sócio da Cooppfrutt, a grande dificuldade para a cooperativa, tem sido a conscientização dos produtores em compreender a importância da participação conjunta nas realizações da cooperativa e dos parceiros. Diante dessa demanda, o Sebrae já está realizando programação coletiva para os produtores, incluindo consultorias, capacitações, instrutorias, oficinas e a divulgação dos resultados de trabalhos realizados.
 
Vanda Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário